Hoje, irei abordar uma teoria cognitiva que procura elucidar como o autista funciona em termos perceptivos-cognitivos, a teoria da coerência central fraca. Essa teoria foi elaborada pela psicóloga alemã Uta Frith no final da década de 1980. O primeiro ponto que faço questão de advertir é que a palavra “Fraca” utilizada ao nomear essas postulações teóricas, nada tem a ver com o sinônimo de algo debilitado ou frágil. Talvez, o conceito de limitações ao analisar o contexto possa ser útil para entendermos. Trata-se da descrição de formas de processamentos das informações, por isso falamos em perceptivo-cognitivo.
A teoria diz que pessoas dentro do espectro autista tendem a processar as informações focando em detalhes específicos ao invés de observarem o significado global da situação/contexto. Vejamos, se eu lhe perguntar sobre a história da Chapeuzinho vermelho você me fará uma breve síntese sobre a história em geral. Já o autista, em vez de citar o significado geral, poderia ficar “preso” a algum detalhe, por exemplo, as árvores da floresta. Aliás, vamos imaginar uma floresta. A teoria aponta que alguém fora do espectro veria a floresta como um todo, aquele conjunto de árvores, já o autista, poderia focar em uma árvore específica, ou até mesmo ver várias árvores, mas sem generalizar para algo maior, que é o conceito de floresta.
Portanto, não necessariamente estaríamos falando de uma fraqueza, pois dependendo da tarefa, perceber os detalhes pode ser um ponto forte. Contudo, o foco excessivo em detalhes muitas vezes pode prejudicar a compreensão do significado real da tarefa ou situação. Por exemplo, se a pessoa está conversando numa roda de amigos, pode perder pistas sociais importantes para a compreensão do contexto.
Nem todos os autistas apresentariam esse estilo de processamento de informações, mas grande parte sim. Por fim, deixo aqui uma questão: e as pessoas não autistas, mas muito detalhistas, será que poderiam ter características de alguém com fraca coerência central?
Wendell Noronha
Neuropsicólogo/Psicoterapeuta
Especialista em Avaliação/Reabilitação Neuropsicológica