Em muitos casos, geralmente os professores são os primeiros a notarem que a criança pode estar apresentando algumas dificuldades. Ao notar tais dificuldades eles podem sugerir uma avaliação para verificar o que pode estar ocorrendo com a criança. Os professores são fundamentais no processo de ajudar a criança a desenvolver suas capacidades. Eles podem contribuir com o desenvolvimento do aluno com TDAH através de várias estratégias de ajuda que favoreçam o aprendizado da criança, aumentando a possibilidade do aluno obter um bom desempenho escolar.
Além disso, podem monitorar o desempenho da criança. Se está melhorando, estável ou aumentando o grau de dificuldades. Assim, podem sugerir também algum acompanhamento individualizado para o aluno. O acompanhamento da criança ajuda na escolha de estratégias adequadas, para que ela possa aprender e desenvolver suas habilidades.
Há várias ações que os professores podem realizar para ajudar uma criança com TDAH. Eles podem fazer coisas como:
– Sentar o aluno em um local da sala de aula onde há menos distrações.
– Dar instruções e comandos de forma clara, direta e breve.
– Criar rotinas e regras simples em sala de aula.
– Ser caloroso e encorajador.
– Elogiar os esforços da criança.
– Dar instruções para que a criança permaneça na tarefa.
– Dar tempo extra para concluir o trabalho.
– Ensinar a criança a verificar o trabalho e detectar erros por descuido.
– Ensinar técnicas e habilidades de estudo, por exemplo, como fazer anotações, ler em voz alta e se preparar para as provas.
– Dividir os trabalhos em várias ou etapas menores
Wendell Noronha
Neuropsicólogo
Especialista em Avaliação Neuropsicológica
Especialista em Reabilitação e Estimulação Neuropsicológica