Cuidar e educar uma criança não é uma tarefa fácil até mesmo quando falamos de crianças sem problemas comportamentais. Para pais de crianças com o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), educar a criança torna-se uma tarefa laboriosa.
Crianças com TOD apresentam um padrão de comportamento de irritabilidade, são raivosas, perdem a paciência facilmente, argumentativas, negativista, desafiadoras e opositoras, geralmente ficam com raiva e ressentidas. Além disso, também podem ser rancorosas e vingativas. Esses comportamentos ocorrem com frequência e há um detalhe importante, essas atitudes da criança ocorrem contra figuras de autoridade. Ou seja, os problemas não são apenas com os colegas, crianças com TOD enfrentam os pais, professores, ou outras pessoas.
Se seu filho tem TOD, ele é aquela criança que além de sentir raiva frequentemente, discute com os adultos, é teimoso, se recusa a seguir regras e muitas vezes perturba os outros de forma proposital, como que provocando e testando a paciência da pessoa. Assim, por ter esse tipo de atitude e comportamento, essas crianças causam problemas na escola, em casa, nas reuniões familiares, com os amigos, ou em outros ambientes.
Para identificar esses sintomas e entender se fazem parte de um quadro de TOD, uma avaliação neuropsicológica irá investigar esses comportamentos e motivos/explicações porque ocorrem. O tratamento pode envolver acompanhamento médico, treino de habilidades, orientação e treinamento parental.
Wendell Noronha
Neuropsicólogo/Psicoterapeuta
Especialista em Avaliação/Reabilitação Neuropsicológica