Dicas para pais de crianças com TDAH

Crie uma rotina diária, como se fosse um ritual de atividades diárias
Uma criança com TDAH tem dificuldades para se organizar e para executar suas atividades diárias. Por isso, estabelecer o horário das refeições, horário de dormir, horário de estudar, de fazer as tarefas escolares, de lazer, horário para cada tarefa do dia, pode ajuda-la a conseguir executar as obrigações. A rotina estabelece alguns pontos de orientação e divide o dia em tarefas menores e gerenciáveis.

Reconheça os pontos fortes do seu filho
Muitas vezes nós focamos nos problemas e dificuldades dos nossos filhos, acabamos tendo dificuldades para reconhecer as qualidades positivas das crianças. Isso ocorre especialmente na criança com TDAH porque é mais cansativo, exigem muitos cuidados dos pais. Mas, toda criança, para além das dificuldades, tem suas qualidades. Por isso, reconheça quando ele se esforça, quando conquista algo, vai bem em uma tarefa, isso pode ajudar a ter mais disposição para encarar os desafios diários.

Elogie
Reconhecer o esforço e acertos da criança é um passo inicial. É necessário também saber elogiar a criança quando ela consegue cumprir suas tarefas e obrigações. Por exemplo, quando ela faz a lição de casa, quando ela organiza seus materiais.

Crie regras claras e objetivas
Todos nós nos comportamos de acordo com regras sociais. As regras nos ajudam a direcionar melhor nossas ações. Com a criança, não é diferente. Porém, um detalhe importante é que as regras precisam ser claras, sem rodeios. Por exemplo.: após brincar você deve guardar os brinquedos. Isso é diferente de dizer: Filho, se você for brincar hoje, quando terminar eu quero que guarde todos os brinquedos na caixa que está lá fora.

Seja consistente diante de um comportamento negativo
Se seu filho quebrou uma regra, imediatamente você deve agir de forma consistente. Deixar claro que o comportamento dele foi inadequado e que quebrar as regras tem consequências. Por exemplo, seu filho derruba papéis pela casa. Uma consequência pelo comportamento inadequado pode ser ter que limpar a bagunça que ele fez.

Wendell Noronha
Neuropsicólogo/Psicoterapeuta
Especialista em Avaliação/Reabilitação Neuropsicológica

Veja também:

Blog da Mieliniza