Encontrar alguém com inteligência acima da média é algo que nos deixa admirado. Consideramos uma criança como superdotada quando sua habilidade em alguma área está muito acima da média esperada para sua idade. As crianças e adolescentes superdotadas geralmente se destacam, especialmente no contexto escolar. Se você é mãe, pai, professora, provavelmente está se perguntando se seu filho ou aluno pode ter altas habilidades/superdotação. Crianças superdotadas rapidamente ganham destaque por terem boas notas e grande facilidade de aprendizado. Mas, além de boas notas e facilidade em aprender, existem outros traços que ficamos atento na hora de investigar se trata de uma criança superdotada.
– Tem um vocabulário avançado
– Se expressa de forma oral ou escrita com riqueza de detalhes
– Tem autonomia e iniciativa para realizar suas tarefas
– Pode apresentar boa interação com pessoas mais velhas
– Se interessam por coisas incomuns (por exemplo, ciência, arte, filosofia) para a idade
– Gostam de atividades intelectuais
– Apresentam boa capacidade de raciocínio
– Podem se interessar e mostrar motivação por assuntos complexos
– Podem demonstrar bom senso de humor
Crianças superdotadas podem exibir habilidades em várias esferas, como criatividade, música, matemática, artes, linguagem, ciências, entre outras. Além disso, muitas vezes não são ou demoram bastante para serem devidamente identificados. Identificar é o primeiro passo para que elas possam receber o tipo de apoio adequado para o desenvolvimento de suas habilidades.
Wendell Noronha
Neuropsicólogo/Psicoterapeuta
Especialista em Avaliação/Reabilitação Neuropsicológica