O GESTO DE APONTAR EM CRIANÇAS AUTISTAS

Para nos comunicarmos com as outras pessoas dependemos não apenas do uso de palavras faladas ou escritas, também nos comunicamos através dos gestos. Gesticulamos com muita frequência quando estamos durante uma conversa, apresentação de trabalho, ou outras situações cotidianas. Ou seja, a capacidade de gesticular está interligada com a nossa capacidade de expressar e comunicar com os outros.

Crianças com autismo geralmente produzem menos gestos do que crianças não autísticas e um gesto primordial no desenvolvimento das habilidades comunicativas é o APONTAR. Por exemplo, quando apontamos para alguma coisa utilizando nosso dedo indicador, estamos manifestando alguma intenção comunicativa. Essa habilidade começa a se desenvolver já nos primeiros meses e é considera uma fase inicial no desenvolvimento da comunicação e compreensão simbólica. É um O ato de apontar com frequência , geralmente, é acompanhado de palavras

Por sabermos que o gesto de apontar utilizando o dedo indicador é um sinal precoce em crianças com autismo, isso serve como um alerta quando é observado em uma criança que ela não apresenta o gesto de apontar, ou demonstra muito pouco, durantes situações cotidianas. Por exemplo, quando a criança aponta para um brinquedo, para um animal ou para alguém, como se quisesse comunicar alguma intenção, “olhe isso”. Algumas crianças no espectro autista não mostram ou apontam para o objeto ou brinquedo.

Estes sinais precoces podem ser utilizados para encaminhamento para avaliação profissional, apoiando tanto a possibilidade de uma intervenção precoce quanto diagnóstica. Os pais também podem estimular o desenvolvimento do gesto de apontar, na criança.

Wendell Noronha
Neuropsicólogo
Especialista em Avaliação Neuropsicológica
Especialista em Reabilitação e Estimulação Neuropsicológica

 

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