Existe um mecanismo cerebral que é responsável pela nossa capacidade de fazer inferências sobre os estados psicológicos das outras pessoas, essa habilidade é chamada de Teoria da Mente. É a capacidade de Teoria da Mente que nos permite compreender que as outras pessoas possuem crenças, planos, desejos, intuições e intenções, e que podem ser diferentes do que sentimos, pensamos e desejamos.
Suponha que seu irmão (ou irmã) esteja procurando o celular dele. Você resolve ajudar na procura, enquanto ele procura na sala, você vai até o quarto e encontra o celular na cama. Então você resolve fazer uma brincadeira, guarda o celular no bolso e finge que ainda não encontrou nada. Seu irmão lhe pergunta se achou, você faz uma expressão sarcástica e diz que não achou. Toda esse exemplo que relatei você foi capaz de imaginar e compreender como cada uma se sentiria numa nessa situação devido habilidades de teoria da mente. Suponhamos que seu irmão desconfie de você e diga: cadê meu celular, tenho certeza de que você achou, ou escondeu. Ou seja, ele fez uma inferência, teorizou sobre a possibilidade de você ter encontrado o celular e estar fingindo.
O comprometimento da capacidade teoria da mente é frequentemente observado em crianças com autismo e pode nos auxiliar a compreender alguns comportamentos de crianças com autismo. Por exemplo, quando a criança não entende que alguém está triste, chateado ou com raiva. Quando mostra dificuldades para entender que os outros pensam de forma diferente, ou dificuldade para entender algumas brincadeiras de faz de conta, dramatização ou simulação.
A Teoria da Mente é compreendida como uma tomada de perspectiva, onde uma pessoa entende que todas as pessoas não têm os mesmos pensamentos e emoções umas das outras. Crianças autistas podem apresentar dificuldade de se colocar na perspectiva de outra pessoa.
Wendell Noronha
Neuropsicólogo/Psicoterapeuta
Especialista em Avaliação/Reabilitação Neuropsicológica