Se você ou seu filho estiver tendo problemas para se concentrar, dificuldades no aprendizado, ou outras dificuldades, a avaliação neuropsicológica pode ajudar a descobrir o que está acontecendo. Durante a avaliação, alguns testes são utilizados para ajudar na investigação das causas, chamamos eles de testes neuropsicológicos.
Os testes neuropsicológicos servem para analisar como o funcionamento do seu cérebro afeta suas habilidades, emoções e comportamento. Esses testes geralmente são feitos com lápis e papel, com manipulação de objetos, mas também podem ser feitos em um computador, ou ainda, pode ser feito uma série de perguntas.
Os testes ajudam a avaliar sua capacidade de atenção e quão bem você se concentra nas suas atividades, sua memória, suas habilidades de aprendizagem, ou outras áreas como:
Sua capacidade de pensar, compreender, aprender e usar o aprendizado (Inteligência e cognição)
Função motora (coordenação, etc.)
Percepção (quão bem você absorve o que vê, ouve ou lê)
Resolução de problemas e tomada de decisões
Habilidade verbal
Linguagem
Personalidade
Funções executivas
Vários tipos de testes poderão ser aplicados durante a avaliação neuropsicológica. Porém, é importante destacar que, testes não são os únicos instrumentos utilizados na avaliação. É preciso, além da habilidade do profissional em saber aplicar e interpretar corretamente os resultados dos testes, conhecer bem as teorias, as condições e alterações clínicas, as etapas do desenvolvimento humano, realizar entrevistas, fazer observações clínicas, entre outras ferramentas que nos auxiliam durante todo o processo.
Wendell Noronha
Neuropsicólogo
Especialista em Avaliação Neuropsicológica
Especialista em Reabilitação e Estimulação Neuropsicológica