Você pega o caderno do seu filho ou da sua filha e de repente você nota algo estranho na forma de escrever as letras e os números, você percebe que ele inverte algumas letras, números e as vezes até palavras, escreve ao contrário. Inicialmente você pensa se é algo normal ou se trata de alguma alteração significativa. E agora, como proceder?
A escrita espelhada, ou invertida, ocorre quando a criança faz uma rotação na letra e muda ela de posição (por exemplo, vai escrever p e escreve q), rotaciona a letra. Pode ser que a criança também mude a localização da letra em uma palavra (por exemplo, coração – coraçoa). Esses tipos de escrita é comum nos primeiros anos escolares, não significando necessariamente uma patologia.
Nos primeiros anos escolares a criança pode estar desenvolvendo suas habilidades visuais e motoras, a memória, o processamento visual e espacial. Se elas habilidades ainda não possuem maturidade adequada, seu filho irá ter dificuldades pare reconhecer as diferenças entre as formas, especialmente diferenças mais sutis (ex. p, b, q).
A primeira etapa após notar algumas inversões é identificar melhor as dificuldades da criança, para elaborar uma forma de intervenção precoce buscando treinar o desenvolvimento das habilidades deficitárias ou ainda em maturação. A escrita espelhada pode não ter ligação com algum transtorno (dislexia, disgrafia, discalculia) em muitos casos, em alguns, onde as dificuldades persistem ao longo do tempo, pode ser indícios de transtorno sendo imprescindível o acompanhamento da criança.
Wendell Noronha
Neuropsicólogo
Especialista em Avaliação Neuropsicológica
Especialista em Reabilitação e Estimulação Neuropsicológica