TDAH: MITOS E FATOS – Parte 2

MITO 4: O TDAH  SÓ OCORRE NA INFÂNCIA
Durante muito tempo acreditava-se que o TDAH era um problema que só ocorria na infância e era superado na vida adulta. Mas o fato é que o TDAH, assim como várias outras condições, é um transtorno que permanece ao longo da vida. Muitos adultos aprendem a lidar com suas dificuldades devido ao TDAH, porém, a outra parte continua enfrentando diversos problemas na vida adulta.

 

MITO 5: O TDAH É MUITAS VEZES DIAGNOSTICADO PRECOCEMENTE, SEM EMBASAMENTO

TDAH não pode ser diagnosticado de qualquer maneira. É preciso que os sintomas e prejuízos estejam presentes e causando impacto significativo na vida da criança, do adolescente ou do adulto. E embora muita gente pense pelo lado do estigma, geralmente quando uma criança ou adulto recebe o diagnóstico, passa a compreender melhor seu funcionamento, seu comportamento e emoções. Ou seja, o diagnóstico correto ajuda na escolha de melhores formas de reduzir os problemas.

 

MITO 6: O TDAH É UM PROBLEMA DEVIDO FALTA DE LIMITES DOS PAIS
Quase todos nós que somos pais/mães cometemos algum erro parental em algum momento. Isso é algo completamente normal. O TDAH não é de forma alguma um problema de educação, mesmo que às vezes possa parecer assim para pessoas de fora, pessoas que não estão no dia a dia da criança e que não possuem noção do que acontece diariamente. Além disso, essas pessoas também não são profissionais especializados, geralmente são leigos e por isso acabam atacando pais e mães de crianças com TDAH culpando a educação parental que a criança recebe.
Crianças com TDAH geralmente apresentam desregulação no comportamento e emoções, e isso não tem nada a ver com a educação que os pais deram.

Wendell Noronha
Neuropsicólogo/Psicoterapeuta
Especialista em Avaliação/Reabilitação Neuropsicológica

 

 

Veja também:

Blog da Mieliniza