TDAH não ocorre só em crianças, também acomete adultos e pode causar prejuízos funcionais, no trabalho, na vida acadêmica, nas relações familiares e sociais, na autoestima da pessoa, entre outros problemas. Alguns sinais servem de alerta quando observamos que uma pessoa apresenta tais dificuldades que podem ser indicativos de TDAH.
1. Falta de foco/Distração
A falta de concentração é um dos sintomas indicativos do TDAH, vai além de simplesmente achar difícil prestar atenção. Também significa que a pessoa fica distraído facilmente; acha difícil prestar atenção numa conversa, aula, palestra; não presta atenção nos detalhes das tarefas, não conclui ou tem dificuldades para concluir tarefas ou projetos.
2. Impulsividade
A impulsividade é outro sintoma presente em alguém com TDAH e pode se manifestar de várias maneiras, incluindo:
interromper bastante os outros durante uma conversa
Se comporta de forma inadequada socialmente
Faz as atividades de forma apressada
Parece não pensar nas consequências das próprias ações
3. Desorganização
O adulto com TDAH pode ter dificuldades de manter suas atividades e seus objetos organizados. É difícil para ele conseguir gerenciar seus compromissos diários devido a dificuldade de organização.
4. Gestão do tempo/ procrastinação
Pessoas com TDAH não conseguem gerenciar o tempo de forma eficaz. Por exemplo, em nosso dia a dia, geralmente temos diversas tarefas que precisamos cumprir em determinados horários da nossa rotina. A pessoa com TDAH se desorganiza, procrastinam, chegam atrasados para os compromissos, evitam e ignoram tarefas que consideram chatas mesmo quando elas são importantes. Essa preocupação é semelhante à experiência de desorganização.
5. Esquecimento
Esquecer algo ou alguma coisa de vez em quando pode acontecer ocasionalmente com qualquer um de nós. Porém, alguém com TDAH, tem a tendência a esquecer as com uma frequência maior e que atrapalha bastante seu funcionamento nos estudos, no trabalho ou em outros ambientes. Por exemplo, esquecer dos compromissos, dos trabalhos acadêmicos, ou outras situações.
6. Inquietude
Pessoas com TDAH podem ser bastante agitadas, inquietas e ficam se movimentando constantemente. Em muitos casos elas mexem muito as mãos e pés, ou manipulam/mexem em objetos. Por exemplo, a pessoa que fica o tempo todo mexendo no controle da TV, girando, balançando, ou em outros objetos ao redor. Elas não conseguem ficar quietas nem em situações em que isso é necessário, como fica quieto numa cadeira durante uma reunião longa. as vezes falam muito. Essa inquietude atrapalha a pessoa nas suas tarefas.
Os sinais do TDAH podem ir modificando ao longo da vida, ou seja, o adulto poderá manifestar o TDAH de forma diferente do que quando era criança.
Wendell Noronha
Neuropsicólogo
Especialista em Avaliação Neuropsicológica
Especialista em Reabilitação e Estimulação Neuropsicológica