O transtorno de aprendizagem da matemática, conhecido como Discalculia, é uma dificuldade específica e persistente no aprendizado e compreensão da matemática. A criança com discalculia irá apresentar um desempenho abaixo do esperado em matemática quando comparada com os colegas de classe.
A criança com discalculia tem dificuldade para pensar quantitativamente, para analisar, avaliar ou raciocinar sobre as tarefas que envolvem matemática. Imagine uma criança que tenta, mas não consegue resolver cálculos de adição, subtração, multiplicação e divisão. Ou que não consegue estimar quantidades, compreender conceitos como maior, menor, mais, menos. Ou ainda, aquela criança que não consegue identificar sinais matemáticos, organizar e montar operações, entender sequências, classificar os números, entender a função do zero, entre outras dificuldades que atrapalham significativamente o desempenho dela em aritmética.
E COMO UMA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA PODE AJUDAR?
Muitas vezes a criança ou o adolescente possui dificuldades em matemática devido ansiedade, medo, prejuízos na atenção, falta de motivação ou por outros fatores. A avaliação neuropsicológica irá verificar se as dificuldades são exatamente devido uma discalculia ou se são por outros motivos. Durante a avaliação, buscamos entender porque a criança não está desenvolvendo o conhecimento matemático e quais os tipos específicos de dificuldades ela apresenta. Por exemplo, uma criança que consegue reconhecer os sinais e operações, mas não consegue efetuar os cálculos adequadamente é diferente de outra criança que não consegue nem reconhecer os sinais e as operações matemáticas.
Entender exatamente o que a criança consegue ou não realizar, é o primeiro ponto para o diagnóstico. E quanto antes o problema for identificado, menos a criança irá sofrer as consequências do transtorno, pois a avaliação também irá auxiliar na busca de ferramentas adequadas para treinar as habilidades matemáticas. Isso evita sofrimento para a criança, melhora a autoestima e possibilita que ela aprenda a lidar com suas dificuldades, e evita que ocorram problemas mais sérios com o tempo.
Wendell Noronha
Neuropsicólogo
Especialista em Avaliação Neuropsicológica
Especialista em Reabilitação e Estimulação Neuropsicológica